Formação Movimenta SAEB 2025 dados que tansformam

Formação Movimenta SAEB 2025 impulsiona análise de dados para transformar realidades escolares.

No dia 15 de maio de 2025, coordenadores pedagógicos da rede estadual participaram da formação presencial "Movimenta SAEB 2025 – Dados que transformam", uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT), por meio da COPED e COFOR da DRE polo Sinop. Realizada em período integral — manhã e tarde —, a formação teve como objetivo capacitar os Coordenadores Pedagógicos das unidades da DRE-Sinop para o uso intencional e estratégico dos dados contextuais da avaliação SAEB, com foco na melhoria da aprendizagem e no fortalecimento da identidade e cultura escolar.

A formação foi estruturada em quatro estações temáticas: Cultura Escolar, Identidade Escolar, Resultados e Gestão. Em cada uma delas, os participantes vivenciaram atividades práticas e estudos de caso ancorados em ferramentas do programa Movimenta SAEB, fomentando a análise crítica e colaborativa dos dados educacionais.

Durante o período matutino, cada estação trabalhou com um instrumento específico para a leitura dos dados contextuais:

Na Estação Cultura Escolar, foi desenvolvido o Mapa de Influência, uma ferramenta que permite identificar fatores extraclasse — como nível socioeconômico, rotinas familiares e acesso à tecnologia — que impactam diretamente o desempenho dos alunos.

Na Estação Identidade Escolar, utilizou-se o Raio-X do Contexto Escolar, destacando como desigualdades de raça, sexo e condição socioeconômica se refletem na identidade institucional e nos resultados acadêmicos.

Na Estação Resultados, o foco esteve na leitura crítica dos questionários contextuais, guiada pela trilha de intencionalidade da análise contextual do SAEB. A proposta foi promover uma compreensão ética e aprofundada dos dados, de modo a subsidiar decisões pedagógicas mais justas, intencionais e alinhadas às reais necessidades dos estudantes.

Já na Estação Gestão, os participantes aplicaram o instrumento Intervalos de Fronteira, que permite identificar turmas que permanecem no nível “Básico” de desempenho, propondo intervenções estratégicas para avançar no padrão de proficiência.

Durante o período vespertino, os coordenadores participaram de sessões voltadas à análise da Avaliação Somativa 2024, com destaque para o conceito de “escolas na fronteira de aprendizagem”, aquelas que estão próximas de mudar de patamar nos níveis de proficiência. As atividades culminaram na elaboração de planos de ação pedagógica, com estratégias voltadas ao avanço dos indicadores e à superação das desigualdades.

A formação também foi o ponto de partida para a Sessão de Estudos nas escolas, que ocorreram entre os dias 19 e 4 de Junho. Nessa fase, os coordenadores pedagógicos atuaram como multiplicadores, conduzindo reflexões com os professores sobre o uso dos dados contextuais, a importância do preenchimento verdadeiro dos questionários e o engajamento estudantil, incluindo a produção de vídeos mobilizadores com os próprios alunos.

A proposta reafirma o compromisso da rede estadual com uma educação baseada em evidências, onde cada dado é ponto de partida para transformação. Mais do que números, os indicadores passam a ser compreendidos como expressões de histórias, desafios e potências que compõem a realidade escolar mato-grossense.

Confira um pouco de como foi esse momento formativo:

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